top of page


1947–1951
ZEFHERINO LAVENÈRE MACHADO
Nascido em Maceió (AL), em 24 de setembro de 1908, Zepherino Lavenère Machado é filho de Manoel Gomes Machado e Albertina Lavenère Machado. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Recife, em 1932, e tornou-se doutor em Direito pela Faculdade de Direito de Alagoas, em 1959. Foi professor catedrático da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) até sua aposentadoria, em 1978.
Zepherino Lavenère foi o quarto presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas. Também foi desembargador e ocupou a Secretaria de Estado dos Negócios do Governo do interventor João José Batista Tubino. Foi presidente do Clube Rotary e foi eleito para o Instituto de História e Geografia de Alagoas (IHGAL), não ocupando o cargo por motivos pessoais justificados.
Além disso, desempenhou diversas funções públicas ao longo de sua trajetória. Atuou como adjunto de procurador fiscal da Fazenda Estadual de Alagoas e procurador fiscal da Prefeitura de Maceió. Também exerceu o cargo de adjunto de curador geral dos Órfãos, Interditos e Ausentes do município de Maceió e integrou o Conselho Penitenciário do Estado de Alagoas. Sua carreira inclui ainda a atuação como juiz do Tribunal Regional Eleitoral em Alagoas e procurador-geral do Estado, cargos que evidenciam sua dedicação ao serviço público e à justiça.
Publicou a obra O problema da classificação das formas de governo. Zepheryno Levenére Machado faleceu em 28 de setembro de 1978, aos 70 anos.
• Composição da Diretoria 1947-1949
Presidente: Zephyrino Lavenère Machado
Vice-Presidente: Afrânio Lages
Secretário Geral: Cyridião Durval
Secretário Adjunto: José Porciúncula
Tesoureiro: Ulisses Braga Júnior
• Composição da Diretoria 1949-1951
Presidente: Zephyrino Lavenère Machado
Vice-Presidente: Afrânio Lages
Secretário Geral: Carlos Gomes
Secretário Adjunto: João Carlos Filho
Tesoureiro: Ulisses Braga Júnior

bottom of page





