top of page


1935–1937
CARLOS CAVALCANTI DE GUSMÃO
Nascido em São Luís do Quitunde (AL), em 11 de setembro de 1885, Carlos Cavalcanti de Gusmão era filho de Manoel Messias de Gusmão e Emília Cavalcanti de Gusmão Lira. Estudou o ensino secundário no Liceu Alagoano e bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, em 1908.
Ele foi o terceiro presidente do Instituto dos Advogados do Brasil em Alagoas (1935-1937) e professor de Direito Civil e Constitucional da Faculdade de Direito de Alagoas. Em 1937, tornou-se desembargador, nomeado pelo Interventor Federal Osman Loureiro de Farias. Além disso, foi membro de várias instituições culturais, como a Academia Alagoana de Letras e Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas.
Foi servidor público e advogado, desempenhando diversas funções ao longo de sua carreira. Atuou como oficial de gabinete do governador Clodoaldo da Fonseca, delegado de polícia na cidade de Murici e auxiliar de auditor de guerra. Também exerceu o cargo de fiscal de ensino do Colégio Liceu Alagoano e, entre 1915 e 1919, foi secretário da Fazenda. No governo de Costa Rego, atuou como consultor jurídico do Estado. Além disso, foi delegado geral do recenseamento de 1920, chefe de Serviço de Apuração do Recenseamento e chefe do Pavilhão de Estatística na Exposição Internacional do Centenário. Sua trajetória incluiu ainda a participação como membro do Conselho Penitenciário do Estado de Alagoas.
Uma curiosidade sobre Carlos Cavalcanti de Gusmão é que ele teve aulas de escultura com o pintor e escultor Eduardo de Sá, tornando-se um exímio caricaturista e chegou a participar da Semana das Cores, patrocinada pela Academia Guimarães Passos, em 1930.
• Composição da Diretoria 1937-1939
Presidente: -
Vice-Presidente: -
Secretário Geral: Alfredo de Barros Lima Júnior
Secretário Adjunto: -
Tesoureiro: -

bottom of page



